Politics, Business & Culture in the Americas

Perícia sobre morte de Goulart é inconclusiva



Reading Time: 2 minutes

Os resultados de uma perícia com o ex-presidente do Brasil, João Goulart, deposto em um golpe militar em 31 de março de 1964, foram divulgados no dia 1 de dezembro pela Comissão Nacional da Verdade. A comissão é uma iniciativa do governo brasileiro que tem como objetivo investigar possíveis violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988.

Não foram encontradas substâncias que poderiam indicar envenenamento—hipótese levantada recentemente pela família de Goulart. Os exames, por outro lado, não revelararam sintomas de morte natural. A versão oficial diz que o ex-presidente sofreu um ataque cardíaco em 1976 durante seu exílio em Mercedes, Argentina.

Os peritos responsáveis pelos exames disseram em entrevista coletiva que ambas as possibilidades são factíveis, mas como a perícia foi realizada quatro décadas após a morte do ex-presidente, o corpo teria sofrido mudanças que inviabilizariam conclusões sobre a causa da morte.

“Um infarto agudo […] pode ter sido a causa de morte […] assim como está registrado no certificado de óbito? Sim. Como poderia ter sido causada por outras patologias cardíacas ou até mesmo por patologias cerebrovasculares […] Inobstante a negativa dos resultados, não é possível negar […] um envenenamento,” afirmou o perito da Polícia Federal Jeferson  Evangelista Corrêa.

Os exames foram realizados por três laboratórios: um no Brasil, outro na Espanha e um terceiro em Portugal com base na exumação realizada no corpo de Gourlart, em 2013. Foram testadas aproximadamente 700 mil substâncias.

Membros da família do ex-presidente Goulart pediram a continuidade das investigações, apesar dos resultados. “Não pode pairar sobre um ex-presidente qualquer dúvida sobre o que ocorreu. Temos um laudo que diz que ele não faleceu de forma natural, mas não se pode provar que existiu substância que o teria levado a morte. Vamos continuar lutando,” disse João Vicente Goulart, filho do ex-presidente, em entrevista à Rádio Gaúcha de Porto Alegre.

João Vicente Goulart quer que as autoridades brasileiras, como o Ministério Público Federal, busquem acesso a documentos dos Estados Unidos e a tomada de depoimentos de intregrados da agência central de inteligência (CIA), que teriam se envolvido na perseguição e assassinatos de líderes políticos opositores na América Latina na chamada “Operação Condor.”

Consultado pelo blog Americas Quarterly no ano passado, o escritor Juremir Machado da Silva, colunista do jornal Correio do Povo e autor do livro Jango: Vida e Morte no Exílio pode prever o resultado da exumação. “As possibilidades da exumação mudar a história são mínimas e a família quer a mitificação de João Goulart ao mesmo tempo em que a comissão quer(ia) um grande fato”, disse Machado da Silva ao defender a exumação.

A Secretaria Nacional de Direitos Humanos do Brasil, órgão oficial responsável pela Comissão Nacional da Verdade, aceitou o pedido da família Goulart para que não fossem divulgadas fotos dos restos mortais.



Tags: Brazil dictatorship, João Goulart, Truth Commission
Like what you've read? Subscribe to AQ for more.
Any opinions expressed in this piece do not necessarily reflect those of Americas Quarterly or its publishers.
Sign up for our free newsletter