Politics, Business & Culture in the Americas

NOVA AQ: Os militares estão de volta na América Latina. O que isso representa?

Reading Time: 2 minutesUma reportagem especial sobre as Forças Armadas – porque eles estão de novo ganhando poder, o que eles realmente querem, e o que isso representa para a democracia.
Reading Time: 2 minutes

Photo illustration by Justin Metz; Getty/Patricia Monteiro/Bloomberg

Reading Time: 2 minutes

Este artigo foi adaptado da edição impressa da AQ sobre as Forças Armadas na América Latina | Read in English | Leer en español

Em vários países da América Latina, soldados estão novamente cumprindo um papel central na política, segurança pública e economia. Seria isso um retorno ao passado — ou algo completamente novo?

Em 1913, a revista militar brasileira A Defesa Nacional resumiu uma filosofia que definiria grande parte do século 20 na América Latina: “O Exército precisa estar preparado para sua função conservadora e estabilizadora dos elementos sociais em marcha e preparado para corrigir as perturbações internas, tão comuns na vida tumultuária das sociedades que se formam.”

Mais de um século depois, muita coisa mudou. Felizmente, hoje mais de 90% da população da América Latina vive sob regimes democráticos e civis. Mas, em um momento de crescente tensão social, economias estagnadas e governos impopulares, militares estão novamente assumindo um papel mais visível na política e segurança domésticas. É importante perguntar qual será o papel deles no século 21 — e se as duras lições do passado foram esquecidas.

Nos últimos meses de 2019, enquanto protestos se espalhavam pela região, os presidentes do Chile, Peru e Equador apareceram na televisão rodeados por militares fardados para mostrar que ainda estavam no comando. O presidente do Brasil, ele próprio um paraquedista do exército, preencheu grande parte do seu governo (incluindo cerca de um terço do seu gabinete) de militares da ativa e da reserva. O presidente do México recorreu às Forças Armadas para liderar e equipar a nova Guarda Nacional.

Nem tudo isso é motivo de alarme. Pesquisas mostram que as Forças Armadas estão entre as instituições mais respeitadas da região e, em alguns casos, recorrer a elas para preencher a burocracia do governo faz sentido. Líderes militares de toda a região afirmam — em público e privado — que não querem retomar o tipo de poder que tinham nas décadas de 1960 e 1970, quando a maioria dos governos da região eram ditaduras. Isso tem a ver, em parte, com o fato de que muitos se lembram da vergonha e desonra trazidos pelos crimes contra os direitos humanos e à má gestão econômica durante governos militares.

Mas em uma era em que tantas coisas parecem estar em retrocesso, há claros motivos para se preocupar. Pesquisas mostram que o apoio à democracia atingiu os níveis mais baixos da história recente em muitos países. Um dos motivos do intenso debate sobre o papel das Forças Armadas da Bolívia na queda de Evo Morales — e se foi ou não um “golpe” —  é justamente o temor de que a crise boliviana possa se tornar um precedente para outros lugares. E a repressão brutal a protestos no Chile e na Colômbia indicam que os militares evoluíram menos do que muitos pensavam.

Esta edição especial é uma tentativa de avaliar a posição dos militares da América Latina no século 21 – o que eles querem, quem está no comando e o quanto eles realmente mudaram. Como diz a velha expressão: a história não se repete, mas às vezes rima.



Tags: Forças Armadas, Latin Americas armed forces, Militares
Like what you've read? Subscribe to AQ for more.
Any opinions expressed in this piece do not necessarily reflect those of Americas Quarterly or its publishers.
Sign up for our free newsletter