Politics, Business & Culture in the Americas
Politics of Water

NOVO AQ: Uma crise invisível

Reading Time: 2 minutesA seca e outros desafios relacionados à escassez de água representam uma ameaça crescente para milhões de latino-americanos. Mas alguns governos e empresas estão abrindo novos caminhos em direção ao futuro.
Reading Time: 2 minutes

Hector Guerrero/AFP/Getty; Gen Z: Ricardo Ceppi/Getty

Reading Time: 2 minutes

Este artigo foi adaptado da edição impressa da AQ sobre as políticas para águas na América Latina | Read in English | Leer en español

Em teoria, a América Latina não deveria enfrentar uma crise de água – a região é dona de 30% das reservas de água doce do mundo e representa apenas 8% da população do planeta.

Mas as manchetes na mídia de toda a região revelam uma outra realidade, de rápida mudança. A seca na América Central é uma das razões para o êxodo de migrantes para os Estados Unidos e outros lugares. As torneiras da Cidade do México e de sua zona metropolitana às vezes ficam secas durante semanas. O custo das tarifas de água foi um dos slogans presentes durantes os violentos protestos que sacudiram o Chile no meio de outubro. A água não é apenas escassa, mas geralmente de baixa qualidade – menos de 40% das águas residuais da América Latina são tratadas, o que polui os lagos, rios e oceanos da região e impõe um enorme custo à saúde pública.

À medida que a mudança do clima se acelera, muitos preveem que a situação vai piorar. Embora a água seja realmente abundante na região, ela está concentrada em áreas como a Amazônia e as geleiras da Patagônia, onde poucas pessoas habitam. Infelizmente, os analistas dizem que os maiores riscos se encontram exatamente nos maiores centros urbanos onde a maior parte da população e atividade econômica se concentram, especialmente ao longo e nas proximidades da costa do Pacífico. De acordo com a Nature Conservancy, 16 das 20 maiores cidades da América Latina estão atualmente sob estresse hídrico e três delas estão sob o risco de ficar completamente sem água: São Paulo, Lima e Cidade do México.

Para esta edição da AQ, enviamos jornalistas a essas três cidades para entender melhor o que está dando impulso à crise e explorar soluções realistas. Por que a ênfase em “realista”? Porque a solução mais óbvia – gastar bilhões de dólares reformulando o encanamento de casas e edifícios e construindo novas estações de tratamento – não é economicamente viável em uma era de austeridade nem resolveria o problema de forma milagrosa. O maior desafio está em conservar e fortalecer as próprias fontes de água. Portanto, a busca que se faz necessária é por soluções criativas e econômicas que possam reverter a tendência atual.

E elas certamente existem. Desde novas tecnologias, como o processo de dessalinização que utiliza energia solar, até técnicas seculares desenvolvidas pelos incas, há motivos para otimismo. O progresso recente em Medellín, talvez seja a história de maior sucesso em relação à água na América Latina, mostrando o que é possível quando os governos levam o problema a sério, investem e encontram maneiras inovadoras de superar as barreiras geográficas e de classe.

Mas é preciso muito mais. Um executivo com quem conversamos chamou o problema da escassez de água de “crise invisível” – que se desenvolve de maneira lenta e nem sempre aparece nas primeiras páginas dos jornais, mas é assustadora da mesma forma. A maior mudança necessária pode ser de mentalidade – reconhecer que, mesmo na região das Cataratas do Iguaçu, do glaciar Perito Moreno e do lago Atitlán, a água já não pode mais ser considerada um recurso abundante, mas sim um que está cada vez mais ameaçado.

Like what you've read? Subscribe to AQ for more.
Any opinions expressed in this piece do not necessarily reflect those of Americas Quarterly or its publishers.
Sign up for our free newsletter